segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um avançado do Paraguai

Eu até ia falar do Mourinho, e do Falcão sem acento, mas o Benfica quase que jogou ontem e hoje quase que volta a jogar, por isso há coisas que são como são. A Sol já não anda à volta da Terra, pois não?

Acho que as pessoas se surpreenderiam ao descobrirem quantas vezes o que uma equipa deixa ficar no fim da época é o que tem no princípio, antes de poder ser considerada uma equipa. Quando ainda não há estratégia, nem físico, nem pressão, o que eu procuro ver numa equipa é o que não requer nenhuma destas coisas para funcionar. Procuro a química. O entendimento natural, sem trabalho - sem os tais mecanismos que, na verdade, servem para não perder campeonatos mas não chegam para quem os quer ganhar. Para quem quer ganhar campeonatos tem de haver química.

Não vi muito, mas vi o suficiente para voltar a pensar que o Jesus deve estar mortinho para aparecer alguém a dar meia dúzia de tostões pelo Cardozo para ele poder ir buscar o avançado que quer.

Quando os brasileiros querem dizer que um produto é manhoso, falseado, dizem que é paraguaio. É onde vão buscar o contrabando.
O Cardozo - que é um jogador mais ou menos especial, admito - tem uma contradição fundamental: olha-se para ele como um avançado físico, por causa da altura e do peso, mas ele é um avançado técnico.

A própria linguagem corporal e a postura do Cardozo falam por ele. É um tipo que encova o peito, que anda com o ombros em baixo e de cabeça tombada, como muitos jogadores de basquetebol europeus que não sabem viver com o seu corpo. Enquanto os americanos, por exemplo, crescem cinco centímetros porque andam direitos, seguros do seu corpo, os europeus perdem-nos. O Cardozo é assim.
Para começar é paraguaio, e não há paraguaios futebolistas com quase dois metros. O paraguaio é jogador de corrida, de simulações e de toque. O Cardozo deve ter passado por um crescimento difícil, a querer jogar a meio-campo, como toda a gente, e a ser empurrado para o ataque porque, sem saltar, chegava lá acima com a cabeça.

É claro que o Cardozo só pode ser avançado, porque o seu corpo não lhe permite dominar nem a bola nem a posição a meio-campo e não tem velocidade para ser defesa (nem para ser nada em concreto, diga-se de passagem). O que o Cardozo nunca será é o avançado que as pessoas querem que ele seja.

O Cardozo não ganha uma bola de cabeça e tem uma capacidade de desmarcação muito limitada. Isto acontece porque lhe falta a característica fundamental num avançado desse tipo: a antecipação do lance. Cardozo perde tantas bolas não por ser baixo ou por correr muito devagar ou por saltar pouco mas porque se atrasa em relação à bola.
Já o comparei ao Van Hoojdonk e volto a fazê-lo, porque são jogadores de natureza muito parecida (altos, pivôs ofensivos, grande remate). O holandês era rápido a pensar. Essa era toda a diferença.

Cardozo tem uma técnica acima da média para um jogador das suas caraterísticas, sobretudo com o pé esquerdo (o que dificulta a marcação aos defesas, habituados ao contrário), e uma criatividade que inclusivamente supera a sua técnica - às vezes pensa e tenta fazer coisas que não consegue, ficando mal na fotografia por parecer desajeitado. Tem um dos melhores remates do campeonato português (talvez só o do Hulk seja melhor). E não será o pivô de que Saviola precisa para desequilibrar.

Esse avançado, no Benfica, é Nuno Gomes, um jogador extremamente inteligente, muito bom passador, óptimo nas desmarcações mas mau a finalizar - apesar de ser suficientemente bom para, com um jogador de qualidade (como Saviola) ao seu lado, poder perfeitamente chegar aos 15 ou 16 de Cardozo, e sem penáltis.
Estou, aliás , convencido de que foi Jesus quem quis ficar com Nuno Gomes, um jogador que nos últimos anos recebeu muito mais do que o que rendeu e este ano acabou por ser aumentado. O problema é que Cardozo é um jogador que tanto pode valer 15 milhões de euros como, ao fim de um ano, pode ser dispensado a custo zero. E esse é um preço que, como Rui Costa deve ter explicado a Jesus, o Benfica não pode pagar. Cardozo tem de jogar até ser vendido, e de preferência depressa. Entretanto, concerteza que vai marcando os seus golos. Mas não é o avançado que Jesus quer, de que o Benfica precisa ou com quem o Benfica vai chegar a algum lado.

Esse avançado teria de ser uma espécie de Nuno Gomes com menos seis ou sete anos e mais ofensivo, um Lisandro, até um Derlei no seu melhor - um avançado puramente físico, super-agressivo, que detone as marcações e permita a Saviola explorar os intervalos, a sua grande qualidade. Com um jogador desses ao lado Saviola atingiria, facilmente, os 30/35 golos durante a época, e inventaria outros tantos.

Qualquer pessoa minimamente lúcida percebe que num ataque com Saviola e Cardozo a diferença entre a qualidade dos jogadores é tão grande que o eixo, o titular indiscutível, tem de ser Saviola.
Mas a época de transferências só acaba a 31 de Agosto, e os clubes ingleses ainda não começaram a trocar fichas. Há esperança.

Quanto ao resto, basta dizer que o capitão do Benfica foi o Maxi Pereira (sem ter nada contra o rapaz) e que hoje o Benfica joga outra vez.
Tenho poucas dúvidas de que vamos ter o ano da afirmação de Di Maria (que finalmente vai encontrar um treinador tacticamente forte), que Miguel Vitor, a defesa ou a médio, vai ser titular (e muito bem), que o Aimar vai fazer uma época em crescimento e que o Moreira vai ser o guarda-redes, mas o que me suscita verdadeira curiosidade são duas coisas completamente distintas:

- se o já famoso sistema anti-lesão é compatível com os métodos mais pragmáticos de Jesus, e se vai ser capaz de segurar uma equipa que tem apenas 14 jogadores ao mesmo nível (o que é suficiente, desde que as lesões sejam controladas);
- e se a capacidade de controlo de bola no ataque, por um lado, e o trabalho táctico de Jesus, por outro, vão ser suficientes para equilibrar uma equipa que defensivamente é muito frágil a meio, quer pela falta de velocidade, quer pela falta de altura e de antecipação. Não vejo, neste Benfica, um único bom médio-defensivo, o que, para uma defesa forte mas lenta pelo chão, pode minar uma época.

Sem comentários:

Enviar um comentário